segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

  O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que secomunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, destemodo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim,um alto grau de independência no estudo e no trabalho.O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual atravésde síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textospode ser configurada para outros idiomas.  

O que diferencia o DOSVOX de outros sistemas voltados para uso pordeficientes visuais é que no DOSVOX, a comunicação homem-máquina é muitomais simples, e leva em conta as especificidades e limitações dessas pessoas.Ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, o DOSVOX estabeleceum diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas.Isso o torna insuperável em qualidade e facilidade de uso para os usuáriosque vêm no computador um meio de comunicação e acesso que deveser o mais confortável e amigável possível.

  Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX éfeita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado. Ele é compatível com a maior parte dos sintetizadores de voz existentespois usa a interface padronizada SAPI do Windows. Isso garante queo usuário pode adquirir no mercado os sistemas de síntese de falamais modernos e mais próximos à voz humana, os quais emprestarão aoDOSVOX uma excelente qualidade de leitura.  

O DOSVOX também convive bem com outros programas de acessopara deficientes visuais (como Virtual Vision, Jaws, Window Bridge,Window-Eyes, ampliadores de tela, etc) que porventura estejaminstalados na máquina do usuário.O DOSVOX contava em dezembro de 2002 com cerca de 6000 usuáriosno Brasil e alguns países da América Latina. Nesta época, o número deusuários que acessava a Internet era estimado em cerca de 1000 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário