domingo, 24 de fevereiro de 2013


                                                   Fichamento 1

Resumo:

  O texto de José Armando Valente e Fernando José de Almeida aborda um tema bastante relevante nos dias de hoje, a informática na educação no Brasil. E a partir de um histórico aponta os problemas enfrentados pela informática dentro da educação e como esses avanços tecnológicos influenciam nessa nova concepção de educação. Os autores relacionam esse tipo de educação aqui no Brasil com outros países com os Estados Unidos e França, que são bem desenvolvidos na questão da informática na educação e dão base para a inclusão da informática dentro do ensino brasileiro, além de colocarem os desafios da formação de professores para que possam trabalhar com essas ferramentas dentro e fora das salas de aula e provocar mudanças pedagógicas dentro das mais diversas instituições de ensino, fazendo com que os alunos aprendam e construam o seu próprio conhecimento.


Citações do texto:
 
  “Mesmo nos países como Estados Unidos e França, locais onde houve uma grande proliferação de computadores nas escolas e um grande avanço tecnológico, as mudanças são quase inexistentes do ponto de vista pedagógico. (...) Não se encontra praticas realmente transformadoras e suficientemente enraizadas para que se possa dizer que houve transformação efetiva no processo educacional como, por exemplo, uma transformação que enfatiza a criação de ambientes de aprendizagem, nos quais o aluno constrói o seu conhecimento, ao invés do professor transmitir formação ao aluno.”

“A sala de aula deve deixar ser o lugar de carteiras enfileiradas para se tornar um local em que o professor e alunos podem realizar um trabalho diversificado em relação ao conhecimento e interesse.O papel do professor deixa de ser o de “entregador” de informação para ser o facilitador do processo de aprendizagem. O aluno deixa de ser passivo, de ser o receptador das informações para ser ativo aprendiz,constritor do seu conhecimento...”

“A Informática na Educação ainda não impregnou as ideias dos educadores e, por isto, não está consolidada no nosso sistema educacional.”

“Não se encontram práticas realmente transformadoras e suficientemente enraizadas para que se possa dizer que houve transformação efetiva do processo educacional como por exemplo, uma transformação que enfatiza a criação de ambientes de aprendizagem, nos quais o aluno constrói o seu conhecimento, ao invés de o professor transmitir informação ao aluno.”

“As práticas pedagógicas inovadoras acontecem quando as instituições se propõem a repensar e a transformar a sua estrutura cristalizada em uma estrutura flexível, dinâmica e articuladora.”

“A formação do professor deve prover condições para que ele construa conhecimento sobre as técnicas computacionais, entenda por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica e seja capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedagógica.”

Comentários:
  No texto, podemos observar uma crítica bastante clara com relação a falta de profissionais para que a educação brasileira possa começar a utilizar cada vez mais a informática dentro da educação e acabar com o preconceito que há dentro do ensino tradicional com relação aos novos recursos tecnológicos, concretizando a ideia de que o processo de ensino e aprendizagem deve ser centrado no aluno, e não apenas visto como transmissão de informações. Assim, dentro dos ambientes educacionais podemos sim aprimorar a educação e os projetos pedagógicos das escolas brasileiras cada vez mais. 

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