Fichamento 1
Resumo:
O texto de José Armando Valente e Fernando José de Almeida aborda um
tema bastante relevante nos dias de hoje, a informática na educação no Brasil.
E a partir de um histórico aponta os problemas enfrentados pela informática
dentro da educação e como esses avanços tecnológicos influenciam nessa nova
concepção de educação. Os autores relacionam esse tipo de educação aqui no
Brasil com outros países com os Estados Unidos e França, que são bem desenvolvidos
na questão da informática na educação e dão base para a inclusão da informática
dentro do ensino brasileiro, além de colocarem os desafios da formação de
professores para que possam trabalhar com essas ferramentas dentro e fora das
salas de aula e provocar mudanças pedagógicas dentro das mais diversas instituições
de ensino, fazendo com que os alunos aprendam e construam o seu próprio
conhecimento.
Citações do
texto:
“Mesmo nos países como
Estados Unidos e França, locais onde houve uma grande proliferação de
computadores nas escolas e um grande avanço tecnológico, as mudanças são quase
inexistentes do ponto de vista pedagógico. (...) Não se encontra praticas
realmente transformadoras e suficientemente enraizadas para que se possa dizer
que houve transformação efetiva no processo educacional como, por exemplo, uma
transformação que enfatiza a criação de ambientes de aprendizagem, nos quais o
aluno constrói o seu conhecimento, ao invés do professor transmitir formação ao
aluno.”
“A sala de aula deve deixar ser o lugar de carteiras
enfileiradas para se tornar um local em que o professor e alunos podem realizar
um trabalho diversificado em relação ao conhecimento e interesse.O papel do
professor deixa de ser o de “entregador” de informação para ser o facilitador
do processo de aprendizagem. O aluno deixa de ser passivo, de ser o receptador
das informações para ser ativo aprendiz,constritor do seu conhecimento...”
“A Informática na Educação ainda não impregnou as
ideias dos educadores e, por isto, não está consolidada no nosso sistema
educacional.”
“Não se encontram práticas realmente
transformadoras e suficientemente enraizadas para que se possa dizer que houve
transformação efetiva do processo educacional como por exemplo, uma
transformação que enfatiza a criação de ambientes de aprendizagem, nos quais o
aluno constrói o seu conhecimento, ao invés de o professor transmitir
informação ao aluno.”
“As práticas pedagógicas inovadoras acontecem quando as
instituições se propõem a repensar e a transformar a sua estrutura cristalizada
em uma estrutura flexível, dinâmica e articuladora.”
“A formação do professor deve prover condições para
que ele construa conhecimento sobre as técnicas computacionais, entenda por que
e como integrar o computador na sua prática pedagógica e seja capaz de superar
barreiras de ordem administrativa e pedagógica.”
Comentários:
No texto, podemos
observar uma crítica bastante clara com relação a falta de profissionais para
que a educação brasileira possa começar a utilizar cada vez mais a informática
dentro da educação e acabar com o preconceito que há dentro do ensino
tradicional com relação aos novos recursos tecnológicos, concretizando a ideia de que o processo
de ensino e aprendizagem deve ser centrado no aluno, e não apenas visto como
transmissão de informações. Assim, dentro dos ambientes
educacionais podemos sim aprimorar a educação e os projetos pedagógicos das
escolas brasileiras cada vez mais.
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