domingo, 24 de fevereiro de 2013

                                                             Fichamento 2


Resumo:

   O texto de Paulo Gileno Cysneiros  examina o uso de  novas tecnologias da informação que podem ser transformados, ampliados  ou reduzidos com os recursos da  informática. Esse texto é dividido em quatro tópicos: História da Tecnologia Educacional; Inovação Conservadora; Internet, Informação e Educação; Uma Concepção Fenomenológica da Tecnologia Educacional. No texto, o autor  fala bastante sobre a realidade de grande parte das escolas públicas brasileiras e seus cotidianos e expõe sua vivência em algumas dessas instituições de ensino. Assim, ele questiona a qualidade de ensino e as novas medias tecnológicas dentro da educação.

Citações do texto:

“Nossa utopia é sempre tentar mudar a história futura para melhor, e não defendo
posições tradicionalistas ou contrárias à  tecnologia na educação. Vejo as novas
tecnologias como mais um dos elementos  que podem contribuir para melhoria de
algumas atividades nas nossas salas de aula. Por outro lado, também não adoto o
discurso dos defensores da nova tecnologia educacional, que mostram as mazelas da
escolas (algo muito fácil de se fazer), deixando implícito que nossos professores são
dinossauros avessos a mudanças. É um discurso tentando nos convencer a dar mais
importância a objetos virtuais, apresentados em telinhas bidimensionais, deixando
implícito que a aprendizagem com objetos concretos em tempos e espaços reais está
obsoleta.”

“Ao tratarmos de novas abordagens de comunicação na escola, mediadas pelas tecnologias da informação, estamos tratando de Tecnologia Educacional.”

“Vejo as novas tecnologias como mais um dos elementos que podem contribuir para melhoria de algumas atividades nas nossas salas de aula. Por outro lado, também não adoto o discurso dos defensores da nova tecnologia educacional, que mostram as mazelas das escolas (algo muito fácil de se fazer), deixando implícito que nossos professores são dinossauros avessos a mudanças. É um discurso tentando nos convencer a dar mais importância a objetos virtuais, apresentados em telinhas bidimensionais, deixando implícito que a aprendizagem com objetos concretos em tempos e espaços reais está obsoleta.”

“ Em escolas informatizadas, tanto públicas como particulares, tenho observado formas de uso que chamo de inovação conservadora,3 quando uma ferramenta cara é utilizada para realizar tarefas que poderiam ser feitas, de modo satisfatório, por equipamentos mais simples (atualmente, usos do computador para tarefas que poderiam ser feitas por gravadores, retroprojetores, copiadoras, livros, até mesmo lápis e papel). São aplicações da tecnologia que não exploram os recursos únicos da ferramenta e não mexem qualitativamente com a rotina da escola, do professor ou do aluno, aparentando mudanças substantivas, quando na realidade apenas mudam-se aparências.”

“Quando analiso tais tecnologias nas minhas aulas, tenho observado reações espontâneas de professores que se impressionam, fazendo comentários tipo “que maravilha.” Tais reações são indicadores da crença secular de um grande número de educadores, que ensinar é expor, embora possam dizer o contrário. Não quero com isso afirmar que tais tecnologias de exposição não são úteis. São sim, nas mãos de mestres criativos, dentro de contextos apropriados.”

“Embora devamos perseguir o ideal de uma aprendizagem estimulante e auto motivadora - em salas de aulas ricas em recursos e com respeito à individualidade e espontaneidade do aprendiz -  sabemos que além do prazer da descoberta e da criação, é necessário disciplina, persistência, suor, tolerância à frustração, aspectos do cotidiano do aprender e do educar que não serão eliminados por computadores.”

Comentários:
  Vivemos hoje em uma sociedade que está em constante mudança e avanço tecnológico, com isso, a educação, seus profissionais e os ambientes educacionais precisam estar cada vez mais preparados e empenhados para usar esses recursos dentro das salas de aula de uma forma educativa e diversificada para que os alunos possam interagir e aprender dentro do mundo tecnológico.
É preciso que as escolas aprimorem os seus projetos pedagógicos, agora visando uma educação baseadas nas TIC’s, que podem ser definidas como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem – comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais. As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências.

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